Como Funciona Esse Serviço?

Agora que você já sabe o que é e conhece os benefícios de buscar os serviços de um consultor de organização, precisa entender o processo desse trabalho para decidir se vale a pena ou não contratá-lo. Confira, a seguir, como a prestação de serviço acontece na prática.

CONSULTA

O primeiro passo para a contratação do serviço de um Personal Organizer é a consulta. Nela, o profissional faz uma visita para conhecer o ambiente e, após uma observação detalhada — de utilização do espaço, de elementos presentes nele e até do tipo de decoração —, detecta o problema e expõe ao cliente as possíveis soluções.

Essa primeira visita é muito importante para que ambas as partes se conheçam e para que seja possível criar um alinhamento de expectativas. É importante que esse vínculo seja criado para que os envolvidos no processo compreendam o lado de cada um e para que o trabalho possa ser realizado da forma esperada.

ORÇAMENTO

A segunda parte do processo é a apresentação de um orçamento. Basicamente, nessa etapa, o organizador apresentará para o cliente todas as ideias que surgiram por conta da visita, que são organizadas em uma proposta de serviço bem detalhada.

Nela, é necessário que constem alguns itens, como quantos dias serão exigidos para a visitação do espaço a ser organizado — e quais datas funcionam melhor para ambos —, assim como o tempo estimado de execução do trabalho. Além desses detalhes, é preciso que essa proposta apresente todo o planejamento do serviço e como ele será executado.

TRIAGEM

Depois de passar pela consulta e pelo orçamento, com a autorização do cliente para começar a realizar a organização, o Personal Organizer inicia uma triagem prévia de todos os objetos do ambiente em questão. Roupas, louças, alimentos, utensílios e quaisquer outras categorias são separadas.

Nesse momento, inclusive, é muito comum que o cliente ajude e até interfira nessa categorização dos objetos que o profissional organizará. Geralmente, essa é a hora em que acontecem os desapegos, as doações e as vendas do que não é mais utilizado.

ORGANIZAÇÃO

Por fim, depois de todos esses processos, é chegada a hora em que o profissional segue por conta própria na execução dos seus serviços, na organização de armários e cômodos e na otimização dos espaços que necessitam de arrumação. O objetivo é entregar um ambiente mais prático e funcional para o dono do lugar.

No final de muitas organizações, inclusive, o profissional oferece o serviço de etiquetação dos espaços e da localização dos objetos para facilitar o dia a dia do cliente quando for necessário alcançar alguns dos itens. Geralmente, também é entregue um manual de consulta com todos os detalhes do ambiente com o mesmo intuito.

Como você pôde perceber, contar com a ajuda de um Personal Organizer pode oferecer diversas vantagens, já que esse profissional atende à demandas distintas. No entanto, assim como em outras áreas, a organização de ambientes também precisou se adaptar à realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus e, agora, o cliente pode contar com novas modalidades, como os atendimentos a distância, os quais representam um dos maiores benefícios desse serviço.

Gostou do assunto do post? Então, aproveite para conferir agora mesmo um post sobre a Mágica da Arrumação, de Marie Kondo! E se você gosta de closets, confira as nossas inspirações no nosso Instagram! Aproveite e curta a página da Finger Móveis Planejados no Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades!